fbpx

Sobre

temos um objetivo

Números que nos representam

Parceiros
0
Novos Produtos
0
Linhas de Investigação
0
Investimento
0 M€
Subvenção
0 M€

Sobre Nós

A Resina Natural é um recurso renovável derivado dos pinhais, predominantemente localizados nas regiões do Centro e Norte de Portugal. Esta matéria-prima de origem “bio” tem o potencial de substituir as resinas de origem fóssil nas mais diversas indústrias, das quais são exemplo: Indústria Alimentar, Têxtil e de Calçado.

Para impulsionar a transição para uma bioeconomia sustentável, foi criado o Consórcio RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural, constituído por 22 medidas chave, e que reúne empresas e entidades de toda a cadeia de valor da Resina Natural em Portugal.

O objetivo deste Projeto Integrado é a valorização da Resina Natural como um produto de base biológica e renovável, ampliando as suas aplicações industriais e explorando o seu potencial económico de forma sustentável. Esse processo inclui investigação, desenvolvimento e inovação para a criação de novos produtos e mercados para a Resina Natural. Para além disso, procura modernizar e tornar mais eficiente e sustentável toda a cadeia de valor, otimizando os processos de extração, produção e comercialização e visando a transição ecológica e digital do setor, promovendo a colaboração e integração entre diferentes atores, de forma a impulsionar a inovação, a partilha de conhecimento e a criação de um ambiente propício ao crescimento e fortalecimento do setor da Resina Natural em Portugal.

Objetivos
Gerais

O Consórcio Integrado RN21 tem como base três princípios orientadores principais:

1. Abranger toda a cadeia de valor da Resina Natural, desde a floresta até ao consumidor final, com ênfase nos mercados e nos novos produtos derivados da Resina Natural.

2. Responder às principais necessidades e oportunidades identificadas pelos agentes do setor.

3. Contribuir para os objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), especialmente na componente de bioeconomia sustentável;

OG1) Contribuir para a resiliência económica e promover a bioeconomia sustentável em Portugal, revitalizando a indústria da Resina Natural; O Consórcio apoiará empresas do setor na diversificação dos seus produtos derivados da Resina Natural para produtos de base biológica com maior valor acrescentado, e na modernização de processos produtivos de forma a incorporar novas tecnologias e a adoção dos princípios de Economia Circular.

(OG2) Contribuir para a neutralidade carbónica e para uma floresta portuguesa mais produtiva e resiliente, através de melhoramento genético e de melhorias de técnicas da resinagem, com o objetivo de aumentar a produção e valorização da Resina Natural como produto florestal.

(OG3) Contribuir para a coesão territorial, especialmente nas regiões Centro e Norte do país, onde se concentram as principais áreas de pinhal resinadas e a maioria das empresas do setor;

(OG4) Contribuir para o fortalecimento da ciência e tecnologia através de atividades de Investigação, Desenvolvimento & Inovação nas empresas, em parceria com instituições de ensino superior e entidades do território.

Objetivos
Específicos

Estes objetivos serão atingidos através da execução de 22 medidas-chave que irão resultar em produtos, projetos e serviços, alicerçados em investigação e conhecimento, para os produtores de Resina Natural, as indústrias de transformação e o mercado. As medidas-chave incluídas no RN21, baseiam-se nas medidas previstas no Convite à Criação de Consórcios que, em alguns casos, foram desdobradas para permitir a articulação com os investimentos estratégicos das empresas do consórcio, bem como, a salvaguarda de questões de confidencialidade e dos seus posicionamentos competitivos individuais nos mercados.

Os objetivos específicos, organizam-se em 3 pilares previstos no Convite à Criação de Consórcios:
I – Fomento da produção da resina natural nacional: 1. Reforço da capacidade produtiva do pinhal; 2. Aumento da produtividade da resinagem; 3. Resinagem mais atrativa para proprietário florestal.
II – Reforço da sustentabilidade da indústria transformadora: 1. Apoio ao investimento industrial e à cadeia de valor; 2. Novas aplicações e reforço dos mercados.
III – Diferenciação positiva da Resina Natural e produtos derivados: 1. Criação de um selo e divulgação técnica sobre toda a cadeia de valor; 2. Comunicação e Marketing.

Financiamento

Projeto Integrado RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional, é cofinanciado pelo Fundo Ambiental através da Componente 12 – Promoção da Bioeconomia Sustentável (Investimento TC-C12-i01 – Bioeconomia Sustentável N.º 02/C12- i01/202), dos fundos europeus atribuídos a Portugal pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) da União Europeia (EU), enquadrado no Next Generation UE, para o período de 2021 – 2026.

recuperarportugal.gov.pt

Subscreva a nossa newsletter

Obrigado pela sua subscrição Por favor, tente novamente!
Scroll to Top