Matéria-prima de origem “bio” pode ser o melhor substituto das resinas de origem fóssil na indústria alimentar, automóvel, têxtil e de calçado. Graças à inovação portuguesa

A Resina Natural portuguesa está a conquistar um papel de destaque graças à sua versatilidade e ao impulso da inovação promovida pelo Projeto Integrado RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional, cofinanciado pelo PRR, que reúne 36 parceiros sob a liderança do CoLAB ForestWISE. A sustentabilidade, a descarbonização industrial e a criação de novos produtos são as bandeiras desta nova etapa da fileira da Resina Natural, especialmente no contexto da bioeconomia.

Extraída predominantemente do pinheiro-bravo das regiões Norte e Centro, a Resina Natural é o ponto de partida para dezenas de produtos industriais, com valor acrescentado, substituindo alternativas de origem fóssil e respondendo à crescente exigência por soluções mais ecológicas.

ENTRE OS PRINCIPAIS SETORES E PRODUTOS INOVADORES QUE INTEGRAM DERIVADOS DE RESINA NATURAL DESTACAM-SE:

Indústria alimentar e agrícola: Filmes para embalagens que prolongam a frescura de alimentos e biopolímeros para proteção agrícola, reforçando a sustentabilidade na conservação e na produção agrícola.

Setor automóvel: Componentes injetados para interiores automóveis, contribuindo para a redução da pegada de carbono do setor pela substituição de plásticos convencionais por biopolímeros derivados da resina.

Calçado: Biopolímeros para solas, novas colas e adesivos, proporcionando maior durabilidade e performance nos produtos, ao mesmo tempo que diminuem a dependência de componentes petroquímicos.

Têxtil e vestuário: Desde fibras produzidas com biopolímeros aditivados com resina até mordentes naturais para tinturaria, a resina ganha destaque também na produção de couros sintéticos de elevado valor estético e comercial.

Mas existem outros setores onde a Resina Natural já é uma realidade:


Tintas, vernizes e borrachas: Indústria tradicionalmente dependente da resina, podendo vir a contar com a integração de produtos certificados e rastreáveis, que potenciam a circularidade dos materiais.

Ceras depilatórias e perfumaria: Produtos que beneficiam da pureza e biocompatibilidade dos derivados da Resina Natural e que podem contribuir para a boa gestão florestal dos nossos pinhais!

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

O Projeto RN21 criou novas soluções, nomeadamente biopolímeros que integram entre 5% e 30% de derivados de Resina Natural, impulsionando o desenvolvimento de produtos mais amigos do ambiente, e outras soluções biobased de maior valor acrescentado. A marca Resinae® surge como símbolo deste compromisso, pensada para ser um sistema diferenciado e inovador de valorização da Resina Natural, promovendo qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade em produtos derivados de Resina Natural de pinheiro-bravo.

A Resina Natural regressa assim como matéria-prima central da bioeconomia, agregando valor à floresta, aos territórios rurais e à indústria nacional, ao mesmo tempo que contribui para as metas de descarbonização industrial e revitalização do mundo rural.

Saiba mais aqui