PATAIAS CIÊNCIA IMPULSIONA ESPÉCIE MAIS PRODUTIVA EM RESINA
Uma experiência no perímetro florestal da Alva, em Pataias, dá a conhecer a nova geração de pinheiros que está a nascer com o programa de melhoramento genético aplicado à resina.
0 anúncio foi feito pelo Centro PINUS, através da divulgação de um vídeo informativo, com filmagens que acompanham as enxertias iniciadas em 202k para instalação do ensaio
clonal. A experiência foi implementada numa plantação de seis hectares de pinheiro- bravo situada naquele perímetro florestal, numa área cedida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
“O projeto RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional -, marca um ponto de viragem na história da resinagem em Portugal”, lê-se na publicação do Centro PINUS, com o título “Pinheiros do futuro: mais produção de resina com o RN21”.
Da produção florestal à transformação, o propósito do consórcio integrado pelo Centro PINUS passa por tornar a prática ancestral, inseparável do pinheiro-bravo, mais eficiente, inovadora e atrativa
para a gestão e valorização do pinhal-bravo.
0 vídeo explica o programa nacional de melhoramento genético que promete pinheiros- bravos mais produtivos em resina e conta com um dos técnicos experientes em enxertia da Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, que mostra a “arte” de enxertar o pinheiro-bravo.
Saiba mais aqui