A Resina Natural tem uma longa tradição em Portugal, tendo sido um recurso de grande importância económica e social ao longo do século XX. Atualmente, Portugal procura revitalizar este setor, promovendo a Resina Natural como um recurso estratégico para a bioeconomia e a sustentabilidade industrial. Assim, a Resinae® – Pinaster Natural Resin surge como um sistema diferenciador e inovador de valorização da Resina Natural, promovendo a qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade dos produtos derivados de resina de pinheiro-bravo (Pinus pinaster).


Portugal já esteve entre os principais produtores mundiais de Resina Natural, com uma indústria de primeira e segunda transformação bem desenvolvida, que abastecia tanto o mercado interno como o internacional. No entanto, a globalização e a concorrência de resinas sintéticas e importadas, especialmente da China e do Brasil, levaram a uma redução significativa da produção nacional. Atualmente, Portugal procura revitalizar este setor, promovendo a Resina Natural como um recurso estratégico para a bioeconomia e a sustentabilidade industrial. Esta revitalização passa não só pela modernização da atividade resineira, mas também pelo desenvolvimento de novas tecnologias de extração e pela diferenciação dos produtos derivados da resina portuguesa, garantindo maior valor acrescentado e competitividade nos mercados globais.
Assim, a Resinae® – Pinaster Natural Resin surge como um sistema diferenciador e inovador de valorização da Resina Natural, promovendo a qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade dos produtos derivados de resina de pinheiro-bravo (Pinus pinaster).
Desenvolvida no contexto do Projeto Integrado RN21, esta marca visa fortalecer a identidade da Resina Natural de pinheiro-bravo assegurando a sua valorização no mercado global e impulsionando práticas de economia circular e de inovação tecnológica. Assente num compromisso com a sustentabilidade e a inovação, a Resinae® garante que os produtos que adotam esta marca, cumprem rigorosos critérios ambientais e sociais, assegurando transparência e confiança ao longo de toda a cadeia de valor.
A Resinae® é uma marca registada que autentica produtos derivados de Resina Natural de Pinus pinaster com origem na Europa, assegurando que provêm de florestas geridas de forma sustentável e que a sua transformação segue processos industriais responsáveis, alinhados com requisitos ambientais exigentes e elevados padrões de responsabilidade social. A sua implementação está integrada nos princípios da bioeconomia circular e reforçada pela certificação internacional (FSC® e/ou PEFC), garantindo que a produção florestal cumpre práticas de gestão sustentável.
No setor industrial, a rastreabilidade é assegurada pelo sistema de cadeia de custódia, controlando todas as etapas de transformação e comercialização para garantir que os produtos finais provêm de fontes certificadas. Para assegurar o cumprimento destes critérios, a utilização da marca Resinae® está regulada pelo seu Regulamento de Utilização da Marca, que define os requisitos de adesão para os diferentes intervenientes na cadeia de valor, abrangendo produtores florestais, indústrias de transformação e mercados que incorporem derivados de Resina Natural nos seus produtos.
Para além do referido, a marca introduz um sistema de rotulagem que identifica a percentagem de Resina Natural de Pinus pinaster incorporada no produto final, dividindo-se em quatro categorias: 10%, 40%, 70% e 100%, correspondendo à respetiva percentagem mínima de resina natural presente no produto. Esta categorização permite, para além de uma maior transparência para o consumidor, promover a diferenciação dos produtos à base de Resina Natural no mercado.
A aposta na rastreabilidade visa reforçar a confiança dos consumidores e parceiros comerciais, elevando o valor dos produtos Resinae® no mercado global.
Esta abordagem impulsiona a inovação na fileira da resina, promovendo o desenvolvimento de métodos de resinagem mais eficientes e sustentáveis, bem como, a valorização de resíduos industriais para a criação de novos produtos. Entre as aplicações inovadoras destacam-se bioplásticos e embalagens ecológicas como alternativas sustentáveis aos polímeros de origem fóssil, adesivos biopoliméricos para a indústria química e de colas, bioativos e excipientes naturais para os setores farmacêutico e cosmético, e materiais de base biológica para as indústrias automóvel e têxtil, reduzindo a pegada ambiental (…).
Saiba mais aqui