fbpx

Quer conhecer o potencial da resinagem para o pinhal? Visita de campo a 28 de Setembro em Vieira do Minho

O Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho e a Resipinus – Associação de Destiladores e Exploradores de Resina promovem no dia 28 de Setembro, das 10 às 13 horas, a visita de campo “O Potencial da Resinagem para o Pinhal”. A acção decorrerá em áreas de baldio, na Serra da Cabreira, em Vieira do Minho. A participação é gratuita.

Nelson Rodrigues (do do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vieira do Minho), Pedro Teixeira (Centro Pinus) e Marco Ribeiro (Resipinus) são os guias desta visita que irá percorrer duas unidades de baldio com pinheiro-bravo na Serra da Cabreira. Esta área florestal, acolhe há dois anos uma iniciativa de resinagem nos seus pinhais, diz uma nota de imprensa do Centro Pinus.

“Pretende-se dar a conhecer as motivações e os primeiros resultados desta actividade. Será, também, uma oportunidade para debater as opções de gestão do pinhal-bravo mais recomendadas, de forma a compatibilizar a produção de madeira de pinho e resina”, adianta a mesma nota.

Serra da Cabreira

A Serra da Cabreira, que tem no município de Vieira do Minho uma área aproximada de 7.000 ha, situa-se numa das regiões do País com maior potencial produtivo para o pinheiro-bravo, estimando-se um acréscimo médio anual de 13m3/ha/ano.

“Nesta visita, dirigida a proprietários florestais, técnicos com funções de gestão de pinhal, dirigentes públicos ou privados com actuação no sector florestal,  teremos oportunidade de observar o trabalho da equipa de 7 resineiros”, diz a mesma nota.

E adianta que “os resineiros vão dar a conhecer aos participantes os trabalhos prévios de preparação do pinhal para a resinagem. Adicionalmente, vão apresentar os principais resultados da atividade na gestão e vigilância dos espaços naturais, bem como, o contributo do pinheiro-bravo na geração de emprego e dinamismo da economia local neste território rural”.

Esta iniciativa, é uma co-organização do Centro Pinus e da Resipinus, realizada no âmbito do Projecto Integrado RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional. Este projecto é co-financiado pela Componente 12: Bioeconomia Sustentável do Plano de Recuperação e Resiliência.

A organização desta visita conta, ainda, com a colaboração do Município de Vieira do Minho, a Associação para o Ordenamento da Serra da Cabreira e o ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.

in Agricultura e Mar, 14 de Setembro, 2023

Scroll to Top